Lab da Palavra

A emergência das novas tecnologias digitais e seus impactos em todas as esferas da vida social não podem ser ignorados pela área de Letras. Como os escritores estão enfrentando as exigências e desafios do universo digital? Quais os horizontes que estão se delineando para o escritor e seu editor? Esse é o quadro das perguntas que o novo contexto coloca para os cursos de graduação que envolve a literatura, para o sistema literário, e também se reflete no ensino em creches, escolas de níveis fundamental e médio, no ensino técnico e na universidade. 

Afinal de contas, como estamos formando novos leitores e como as novas tecnologias estão participando dessa formação? Como estamos tratando as possibilidades de explorar a leitura no ensino? E como, no ensino, podemos nos relacionar com as novas tecnologias? Há uma série de novas questões para a pesquisa, ensino, criação, recepção e circulação de conteúdos, que não podem perder de vista que, nas últimas décadas, o Brasil revelou um boom de autores, publicações e editoras.

Este projeto visa o fortalecimento do caráter experimental de pesquisa e criação, realizando cursos, oficinas, palestras, seminários e fóruns de discussão, ou seja, um espaço que articule todo o ecossistema que envolve a produção literária desde a criação do texto até sua chegada ao leitor seja via ensino, crítica, livrarias, sites, redes sociais, e-commerce ou bibliotecas.

Coordenação: Eduardo Coelho e Luciana di Leone

Equipe

Ana Beatriz Vieira
Augusto Brandão
Djane Pavan
Filipe Manzoni
Marina Ivo
Maurício Costa
Pablo Rodrigues
Rosângela Gomes

Bolsistas

Caio Jorge de Oliveira (FAPERJ)
Caio Lafaiete (CNPq)
Lucas Miranda (PROFAEX/UFRJ)
Vinícius Fialho (PROFAEX/UFRJ)
Eduardo Ribeiro (PROFAEX/UFRJ)

Parcerias

Creche Municipal Sementinha
Escola Municipal Victor Hugo
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ
Grupo de Educação Multimídia – GEM/UFRJ