Pesquisas em Andamento
As Artes Cênicas como Caminho Estético Experimental no Processo de Letramento de Mundo na Escola Estadual Arthur
Antônio Sendas.
Esta pesquisa contempla um relato analítico teórico-prático docente, que visa levantar questões sobre a importância da construção de um projeto político-pedagógico embasado numa educação pública para a liberdade. A pesquisa busca expor e refletir sobre um percurso viável de experimentos culturais no espaço institucional de educação formal na troca de saberes por meio de uma relação artística dialógica entre a Comunidade Local1 e Comunidade de Interesses2, por meio da poesia, da
apropriação da palavra e da encenação. A pesquisa é realizada na Escola Pública Estadual Arthur Sendas, na Comunidade Mata Machado, no Alto da Boa Vista, da cidade do Rio de Janeiro, e retrata a tentativa de reconstrução dos encontros
nas salas de aulas da escola em um espaço de desenvolvimento de conteúdos contextualizados pela e para a comunidade escolar e seu entorno, histórias de vidas, liberdade de ideias, manifestações de pensamentos e lugares de falas e identidades
dos /das estudantes para pensarem e manifestarem sua presença no mundo.
Pesquisador(a): Rennata Lillya Feitosa de Souza
Supervisão: Beatriz Resende
FUNARTE RETOMADA E A POLÍTICA NACIONAL DAS ARTES: protagonismos femininos e ações afirmativas.
Este projeto busca refletir sobre as políticas para as artes no Brasil, considerando o momento político atual e a importância da Fundação Nacional de Artes/Funarte enquanto órgão responsável por essas políticas no âmbito do governo federal. Interessa discutir, como recorte principal da pesquisa, em que medida a atenção às ações afirmativas e o protagonismo feminino, presentes no discurso e na composição da nova equipe dessa instituição, assim como nos primeiros editais de fomento lançados em 2023, se efetiva e tem impactos tanto na Política Nacional das Artes/PNA como junto a segmentos abrangidos por essas ações afirmativas, notadamente mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e travestis. Parte-se da premissa de que as primeiras ações da Funarte neste governo, a partir da posse de Lula como presidente e da refundação do Ministério da Cultura/MinC (2023), apontam na direção de uma aproximação com os princípios fundamentais que marcaram o período de Gilberto Gil como ministro (2003-2008), pela compreensão mais ampla da cultura e do papel do Estado, valorização da diversidade cultural brasileira e compromisso com segmentos historicamente excluídos ou minorizados, ao tempo em que se
alinham com reivindicações advindas de movimentos identitários e insurgências contemporâneas.
Pesquisador(a): Gisele Marchiori Nussbaumer
Supervisão: Beatriz Resende
Expressões da Literatura Brasileira Contemporânea à Luz de Teorias Decoloniais.
Pesquisador(a): Karine Aragão
Supervisão: Heloisa Teixeira
Co-supervisão: Heloisa Toller Gomes & Eduardo Coelho
O que é que me dá pra levar, pra mãe d’água no fundo do mar: hibridismo cultural nas oferendas para Iemanjá em Salvador.
Pesquisador(a): Janaina Couvo
Supervisão: Ilana Strozenberg
Co-supervisão: Marcia Contins Gonçalves
Educação em Direitos Humanos e Gênero: a geopolítica da violência machista no contexto escolar.
O presente estudo tem por objetivo a promoção da educação em direitos humanos com ênfase na análise reflexiva e propositiva sobre as relações de gênero e a problemática da violência machista no contexto escolar. O intuito é apontar dados das percepções de estudantes e formadores/as de escolas públicas do Estado do Ceará sobre gênero e violência machista. Dentro deste projeto tivemos a reflexão de compreender a geopolítica dos poderes envolvidos nas relações sociais nas escolas. Sendo uma questão relacionada ao assédio visto como algo a ser estudado. Por ser, um estudo interdisciplinar e comparativo em escolas de ensino médio que possuem (e não possuem) Núcleos de Gênero em sua estrutura didático-pedagógica. Algumas escolas pesquisadas tiveram 20% dos professores assediadores. A investigação será de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários, entrevistas e formação de grupos de discussão com finalidade de analisar o contexto escolar, destacando as narrativas dos envolvidas\os\es. A partir da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997) serão formados grupos produtores de conhecimento capazes de refletir sobre os efeitos das ações cotidianas e a importância dos processos formativos pautados na educação inclusiva. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa-ação pode elucidar condições de discriminações e enfrentamentos na educação, proporcionando uma análise reflexiva, didática e pedagógica.
Pesquisador(a): Janaína Sampaio Zaranza
Supervisão: Nilson Almino
Co-supervisão: Violeta Holanda
O Lixo Não Tem Rosto de Mulher.
Este projeto propõe coletar e escrever histórias, vivências, sentimentos, cotidianos de um grupo de dez mulheres garis que atuam nos bairros do Leblon e de Ipanema, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Tem como inspiração o livro “A guerra não tem rosto de mulher”, da ucraniana Svetlana Aleksiévitch (Cia das Letras, 2015) e o conceito da Escrevivência, de Conceição Evaristo. As duas escritoras, em suas narrativas documental e ficcional, relatam situações de coletivos de mulheres, mantendo-se presentes, participantes, ao criar e reportar as histórias, como se estivessem em diálogo com suas próprias percepções, olhares e experiências.
Pesquisador(a): Isabella Nunes
Supervisão: Eduardo Coelho
Curadoria cinematográfica como método de pesquisa? Análise da experiência da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira – ManduCA.
Este projeto de pesquisa é uma reflexão sobre minha práxis como tutora e aprendiz no programa de educação tutorial – PET Cinema (2017-2022), da UFRB, único PET ligado a um curso de cinema do país. Busquei experimentar uma metodologia de trabalho na interface cinema e educação, propondo uma rede de pesquisa, ensino e extensão que convergisse, anualmente, para uma Mostra de Cinema Infantojuvenil.
Pesquisador(a): Ana Paula Nunes de Abreu
Supervisão: Julio Cesar de Tavares
A Força do Silêncio de Vozes Sufocadas em Infâncias Ilimitadas: ética e estética nos parêntesis de Marguerite Duras.
Esse trabalho é inspirado na minha pesquisa de doutorado intitulada – Subjetividade diluída: a força do tempo em Marguerite Duras (2014-2018) e em minha prática como professora de artes cênicas há 10 anos em uma escola no bairro de Campo Grande na Zona oeste da cidade do Rio de janeiro. Desde o fim do doutorado venho desenvolvendo junto aos estudantes um projeto de artes cênicas que tem como foco colocar em cena narrativas das infâncias muitas vezes indizíveis ou irrepresentáveis, mas que se expressam nas vozes das crianças que as vivenciaram. A infância ilimitada de Marguerite Duras, como a autora a apelidou, se dispersa em suas obras, em vozes e silêncios que se proliferam. De modo distinto, através da linguagem teatral o presente trabalho propõe através do uso da estrutura durassiana, a qual cria linhas de fuga / errâncias diluir a ausência dessas infâncias transformando-as em presenças que precisam ser suportadas.
Pesquisador(a): Graziela Daniel Laureano
Supervisão: Beatriz Resende
Imaginarios urbanos hegemónicos sobre asentamientos populares y memorias subalternas de los habitantes. Miradas comparativas entre Buenos Aires y Río de Janeiro a partir del análisis bibliográfico sobre favelas y villas (1990-2020).
A pesquisa visa sistematizar, analisar e mapear os principais debates presentes na bibliografia acadêmica sobre os imaginários hegemônicos a respeito
de favelas e vilas (1990-2020), bem como nas memorias subalternas e contra-hegemonicas de seus moradores, através de uma abordagem comparativa
entre os casos do Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Pesquisador(a): Maria Cristina Cravino
Supervisão: Ary Pimentel
Diálogos Intersubjetivos das Masculinidades na Interação Social de Refugiados no Brasil
Na contramão dos estudos que associam a noção de masculinidade à toxicidade e comportamentos como transfobias, misoginia e dificuldade de
expressar emoções. A partir do pressuposto de que a categoria de masculinidade é culturalmente construída e, portanto, permeados por códigos e significados atrelados a outras dimensões da vida social como classe, raça/etnia, orientação sexual, e outras, essa pesquisa busca compreender o modo como imigrantes chegados ao Brasil de diferentes origens, negociam suas identidades masculinas no novo contexto histórico, cultural, geográfico, econômico e relacional em que passam a residir e conviver.
Pesquisador(a): Victor de La Paz Richarte Martinez
Supervisão: Ilana Strozenberg
Formas de Escritas Feministas.
O presente projeto pretende investigar a existência de formas de escritas feministas contemporâneas no Brasil, através da obra de 10 (dez)
escritoras, e entender como essas escritas enfrentam o conservadorismo, reatualizado pelo sistema capitalista, patriarcal, racista, cis heteronormativo.
O objetivo geral da pesquisa não está em ressaltar tão somente a temática feminista, mas também no fato de que ser escritora no Brasil de hoje é
confrontar-se tanto com a história da inserção das mulheres no campo literário, quanto dialogar com temáticas feministas podendo, dessa forma, criar uma outra representação de gênero.
Pesquisador(a): Adriana Madeira Coutinho
Supervisão: Beatriz Resende
Maria Firmina dos Reis e Lima Barreto: a estética do pertencimento
Este trabalho pretende analisar uma linha da literatura brasileira em prosa da segunda metade do século XIX e início do século XIX, produzida por
autores negros, que se ergueu como um contraponto ao projeto de estereotipagem dos indivíduos de ascendência africana. A figura do negro era frequentemente encontrada na prosa brasileira em obras de cunho abolicionista, como em As Vítimas algozes e A escrava Isaura. No entanto, como já foi tratado em minha tese de doutorado, mesmo nas obras que reivindicavam a liberdade do escravizado negro, esse indivíduo era visto como um ser inferior, e que não deveria ocupar o mesmo espaço social do cidadão de origem europeia.
Pesquisador(a): Jorge Fernando Barbosa do Amaral
Supervisão: Beatriz Resende
“Candomblé, Verger, Bastide e o Confronto com o Racismo no Brasil”
A pesquisa investiga, a partir das cartas trocadas entre Pierre Verger e Roger Bastide, a relação desses pesquisadores com o candomblé,
tendo em vista o contato com as pessoas denominadas como ‘informantes’, isto é, sacerdotes e sacerdotisas do candomblé que forneciam a Verger e Bastide dados e informações sobre o culto realizado em determinados terreiros, fator crucial na construção de um conhecimento acadêmico sobre o candomblé nas áreas da sociologia, antropologia e etnologia, considerando-se a dimensão alcançada pelos estudos desses pesquisadores.
Pesquisador(a): Felipe Wircker Machado
Supervisão: Eneida Leal Cunha
“A força do silêncio de vozes sufocadas em infâncias ilimitadas: ética e estética nos parêntesis de Marguerite Duras”
Este estudo se caracteriza pela busca de um intenso diálogo, a partir da obra autora, propondo possíveis aproximações com leituras artísticas:
a prática cênica com os alunos e filosóficas tendo como temas centrais a ética e a estética. Assim, o estudo “Ética e estética nos parêntesis de Marguerite
Duras: A força do silêncio de vozes sufocadas em infâncias ilimitadas” coloca, através do entrelaçamento de questões transversais e multidisciplinares, em
paralelo estudos da literatura, das artes cênicas, da filosofia e da prática em sala de aula para vislumbrar através das dimensões ética e estética a análise
sobre a potência política das vozes da infância da periferia carioca.
Pesquisador(a): Graziela Daniel Laureano
Supervisão: Beatriz Resende
Memórias da Escravidão em Cidades Portuárias do Atlântico: Rio de Janeiro, Nova Orleans e Bristol no jogo das representações
Este projeto de pesquisa de pós-doutoramento tem como objeto a memória pública da escravidão nos espaços urbanos, em cidades portuárias que
estiveram envolvidas no comércio escravista no Atlântico, mais especificamente Rio de Janeiro, Nova Orleans e Bristol. De diferentes modos estes centros
urbanos, e portos, são elos da história do comércio transatlântico de escravizados, responsável pelo transporte forçado de 12,5 milhões de africanos
para as Américas, sendo que 10,7 milhões chegados vivos, ao longo de mais de 350 anos.
Pesquisador(a): Rogério Pacheco Jordão
Supervisão: Eneida Leal Cunha
ATELIER DE POESIA – ESCRITA E INVENÇÃO: Uma experiência pedagógica online
O presente projeto consiste uma reflexão sobre o ensino de Escrita Criativa, com enfoque na criação de poemas, na modalidade de ensino à distância. O trabalho compreende quatro etapas. Na primeira, será realizada uma pesquisa teórica sobre processo de criação de poemas, com enfoque na pesquisa bibliográfica. A pesquisa teórica terá como eixos temáticos criação literária, escrita de poemas, e ensino de literatura. Na segunda etapa, será feito o planejamento da oficina a ser oferecida de forma online. A terceira etapa será o desenvolvimento da oficina, a qual compreenderá oito encontros, um por semana. Na quarta etapa, será escrito o relatório sobre a experiência da oficina, que conterá uma reflexão sobre a experiência pedagógica com enfoque na criação literária de poemas. O relatório incluirá os exercícios de criação propostos aos alunos, com sua descrição e análise. Essa parte do trabalho visa oferecer um material didático que pode ajudar outros professores de literatura a incluir esse tipo de proposta em suas aulas, já que esse tipo de abordagem no ensino de literatura é escasso.
Pesquisador(a): Patrícia dos Santos Silveira
Supervisão: Ana Maria Lisboa de Mello
Trajetória como testamento artístico: ação-afeto ou a construção de um outro imaginário sobre o envelhecimento, pelas lentes de mulheres
documentaristas
Este projeto trata de dar visibilidade ao debate sobre a construção da autoimagem da mulher face aos desafios de lidar com o próprio envelhecimento, por meio de uma pesquisa teórica e prática. Utilizo a análise fílmica de documentários performáticos e autobiográficos que tangenciam o tema. Meus objetos de análise e inspiração são filmes realizados sobre mulheres e por mulheres, nos quais o envelhecimento é um tema que atravessa outros assuntos, tais como os autorretratos de Agnès Varda aos 70, 80 e 90 anos, respectivamente, Os catadores e eu (2000), As praias de Agnès (2008) e Varda por Agnès (2019), e o que Charlotte Gainsbourg faz sobre a mãe Jane Birkin, em Jane por Charlotte (2021).
Pesquisador(a): Tatiana Levin Lopes da Silva
Supervisão: Ilana Strozenberg e André Fernandes da Paz
Cinema Popular: dois realizadores cearenses e a aprendizagem grupo didata
Este projeto tem como tema o cinema popular de Aureliano Shekinah e Ronaldo Roges – roteiristas, produtores, diretores, finalizadores e exibidores –, moradores de Forquilha,
zona noroeste do estado do Ceará. O cinema popular é compreendido como sendo aquele feito pelo povo, para o povo, no campo da “cultura popular”: aquele grupo oprimido por estar inserido em uma estrutura de poder constituída por classes sociais, dentro de um mesmo país.
Pesquisador(a): Paulo Passos de Oliveira
Supervisão: Alice Fátima Martins
Trilhas de culturas centro-africanas no Choro: Rio de Janeiro e São Paulo
Essa pesquisa pretende investigar, a partir de uma perspectiva etnomusicológica, em que medida os modos de engajamento e vivência ligados à cena contemporânea do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo derivam da dinâmica de encontros e desencontros dessas cidades, entre pessoas vindas de lugares diversos que trazem consigo diferentes bagagens culturais. Através da participação ativa no universo do choro paulistano e carioca – amador e profissional – gostaríamos, em particular, de investigar em que medida a especificidade de gestos, estilos, oralidades, gírias, estruturas musicais, modos de transmitir conhecimento, modos de produzir música e relações interpessoais derivam de práticas centro-africanas, que têm sido insuficientemente descritas na bibliografia. Gestado no encontro e desencontro entre sujeitos, ideias, concepções e tecnologias de diferentes localidades, o dinamismo do choro paulistano e carioca gera também uma certa concepção de convivência, conforme desenvolvido por Appadurai (1996) e Massey (1993). Pretendemos assim conectar discursos sobre performance, modos de ouvir música ao vivo ou gravada, modos de engajar-se nesse universo e modos de aprendizado oral ou escrito, entre outros. Mais do que buscar seu isolamento, pretendemos identificar em que medida as vivências do choro em São Paulo e no Rio de Janeiro são marcadas pela bagagem cultural de pessoas vindas de outros lugares, centro-africanos em particular, que em intensa negociação local adaptaram-se às condições de um novo ambiente.
Pesquisador(a): Enrique Valarelli Menezes
Supervisão: Ilana Strozenberg e Carlos Pires
“Escritas do Eu e Pesquisador Feminina Latino-americana nos Estados Unidos”
A literatura elaborada por autores de origem latino-americana nos Estados Unidos tem ganhado crescente atenção tanto do público leitor quanto da crítica nas últimas décadas. Ganha destaque nesse grupo a significativa produção literária feminina que fala de si: ensaios, contos, romances e outros textos que assumem o caráter autobiográfico como recurso para falar da complexa posição que ocupam as mulheres migrantes nos EUA. O presente projeto, portanto, parte de um corpus formado por aproximadamente vinte obras, publicadas entre 1983 e 2019, buscando mapear
especificidades dessa produção; delinear as eventuais diferenças entre os textos das décadas de 80 e 90 do século passado e as produções da última década e explorar os modos como as narrativas autobiográficas escritas por mulheres latinas incorporam reflexões sobre temas como política, gênero e identidades.
Pesquisador: Livia Santos de Souza
Supervisão: Beatriz Resende
“CORPO, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO: experiências, trajetórias e assunção de voz feminina no Atlântico negro”
Utilizando um instrumental teórico que une Estudos Literários, História do Atlântico negro, Sociologia e Estudos Culturais, o projeto, que se inscreve na linha de pesquisa “Cultura e Desenvolvimento”, propõe-se a analisar as representações das excluídas da história e do campo literário produzidas nos séculos XVIII e XIX. Na intenção de aprofundar a reflexão teórica sobre as relações que se estabelecem envolvendo as representações de mulheres negras (escravizadas ou subalternizadas), a pesquisa problematiza a invisibilização da agência desses
sujeitos, bem como o papel dos mediadores que atuam em certos casos para dar visibilidade a essas histórias, mas acabam por silenciar as vozes das mulheres negras, concentrando-se o protagonismo (e a possibilidade de voz) em mulheres brancas, como Harriet Beecher Stowe e Juana Paula Manso de Noronha, ou homens negros, como Frederick Douglas.
Pesquisador: Edinelia Maria Oliveira Souza
Supervisão: Heloisa Teixeira
Co-supervisão: Ary Pimentel