O Laboratório Estudos Negros (UFRJ/UFF) convida para o lançamento da KIZOMBA DE CONHECIMENTOS: pesquisas negras em curso, a ser realizada no dia 14 de outubro (segunda-feira), das 18h30 às 20h, pela Plataforma Zoom e transmissão ao vivo pelo Canal Laboratório Estudos Negros – LEN no YouTube.

As Kizombas serão encontros transdisciplinares de estudos negros, destinados a pesquisadores e pesquisadoras em início de trajetória. Participarão estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores em estágios pós-doutorais ou vindos do ativismo negro.

Nesta primeira Kizomba, vamos conversar sobre o tema QUILOMBOS com as pesquisadoras Mona Lima (UFRRJ) e Maíra Rodrigues da Silva (UNICAMP), e tendo, como debatedor convidado, o professor Tiago Rodrigues Santos (UFRB) e mediação de Davi Nunes (PUC-Rio).

Mona Lima é afropindorâmica, ribeirinha do rio marathaoan nas matas de cocais. É filha de Oyá e de quebradeira de coco babaçu, mulher de Axé, escritora, realizadora audiovisual nos quilombos do Piauí, agente cultural e educadora. Doutoranda em Educação pela UFRRJ, mestre em Cultura e Territorialidade na UFF, formada em direito pela UESPI. Pesquisadora na encruza da memória com a biointeração. Integra o proposito contracolonialista Roça de Quilombo, germinado por Nêgo Bispo (seu Avô afetivo) e está Presidente do Coletivo Antônia Flor, que atua no semiárido desde 2014.

Maíra Rodrigues da Silva é bióloga de formação e a primeira mulher quilombola a conquistar o título de Mestre pela UNICAMP. Atualmente é Doutoranda no Programa de Geociências da mesma instituição na área de política e gestão de recursos naturais e tem apresentado relevantes análises de dados inéditos sobre população quilombola no país, divulgados pelo IBGE. Integra o Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB/UNICamp) e coordena o Instituto de Referência Negra Peregum na área de combate ao Racismo Ambiental. Quilombola de Ivaporunduva, Eldorado-SP.

Tiago Rodrigues Santos coordena a Escola Quilombo UFRB (MEC/SECADI). É professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo. Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e Mestre em Geografia pela UFBA, é bacharel em Ciências Sociais. Integra o GeografAR-UFBA, o NUCAMPO/CFP/UFRB, o LaPPAA/CERES/UNICAMP e o Coletivo Marilene Matos.

Davi Nunes é escritor, doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, mestre e graduado em Letras Vernáculas pela UNEB. Já publicou os livros Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula (2019), Zanga (2018), Banzo (2020) e Um dia para famílias negras (2021). Integra a curadoria da Kizomba de Conhecimentos do LEN-PACC|Letras|UFRJ.

Canal LEN – YouTube
www.youtube.com/@laboratorioestudosnegros-l1562
Mais informações
labestudosnegros@letras.ufrj.br – WhatsApp (21) 9913-11931