Jeitos de jogar com o poema
A antologia Jeitos de jogar com o poema nasceu da oficina “Jeitos de jogar com o poema”, primeira oficina de poesia ministrada em 2021 pelo Laboratório da Palavra, e é o resultado dos exercícios que fizemos com os oficinantes. Autores: Caio Balaio, Camila Sales, Danilo Mataveli, Fernanda Canelas, K. Zeligara, Lucas Ferreira Selva, Nadie Vous e Victor Uchoa-Lima. Organização e edição: Ana Luiza Rigueto, Gabriel Bustilho, Giulia Benincasa, Nathália Santiago, Rayi Kena e Vinícius Fialho.
Playlist p/ invadir poemas
A playlist p/ invadir poemas nasceu da oficina homônima realizada em 2022. Seus poemas nasceram dos exercícios e conversas. Autores: André Aguiar, Débora Cançado, Fernanda Canelas, Jess Delabari, Thaíse Nardim, Tito Oliveira e Vanusa Rego. Organização e edição: Ana Luiza Rigueto, Gabriel Bustilho, Giulia Benincasa, Nathália Santiago, Rayi Kena e Vinícius Fialho.
A cadelinha em cima do muro
Transformamos o poema “a cadelinha em cima do muro”, de Eleonora Loner, em uma zine interativa, disponibilizada gratuitamente em nosso site. Autora: Eleonora Loner. Edição: Vinicius Fialho.
Para fazer uso da água
Para fazer uso da água é uma zine bilíngue que traz um poema de Safia Elhillo, autora americana-sudanesa. Edição e tradução: Giulia Benincasa.
Quarentena da resistência: na voz de 21 catadoras
Este livro consiste na reunião de textos produzidos por catadoras de materiais recicláveis através de oficinas de produção textual e contação de histórias. Contempla questões referentes às dificuldades enfrentadas individualmente e suas formas de mobilização política por meio do cooperativismo. Quarentena da resistência resultado de uma parceria interinstitucional entre o Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC da UFRJ; Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS da UFABC; Festa Literária das Periferias – FLUP; Ministério Público do Trabalho – MPT; Organização Internacional do Trabalho – OIT e Coopcent ABC. Organização e edição: Eduardo Coelho.
Formas da crítica
Esta plaquete reúne as intervenções de membros do coletivo Oficina Experimental de Poesia, em que se torna evidente a tentativa de mobilizar outros modos de ler e de conceber relações menos previsíveis entre crítica e criação. Resulta do seminário “Formas da crítica”, realizado no dia 21 de novembro de 2017, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC, quando se debate a crítica literária para além do âmbito acadêmico. Autores: Ana Carolina Assis, Frederico Klumb, Julya Tavares, Lucas van Hombeeck, Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa e Rafael Zacca. Organização: Beatriz Resende e Eduardo Coelho. Edição: Pablo Rodrigues, Rayi Kena e Vinícius Fialho.